Experiências

Experiências

O que é o Guia

As experiências de outras cidades e estados podem servir de inspiração e apoio para o desenvolvimento de novas políticas de educação integral. Conheça aspectos que se destacaram em trabalhos pelo país. Conte você também a sua experiência.

canela

Escutando a comunidade

Canela (RS)2009 / 2012Parcerias

Considerando a participação da comunidade como fator essencial para que a escola atinja seus objetivos, a secretaria de educação organizou uma escuta das famílias sobre a educação integral que desejavam para seus filhos. Em seguida, fez o mesmo com os alunos. Essa escuta ajudou a equipe a desenhar com mais clareza os projetos de educação integral para a região urbana e rural do município.

Veja mais no documento Percursos da Educação Integral

betim

Partilhando decisões

Betim (MG)2009 / 2012Parcerias

A administração municipal instituiu o Fórum Intersetorial, composto por um representante de cada uma das doze secretarias envolvidas. O Fórum (supra-secretarias) rege a implementação da política, com recursos do poder federal e do municipal. Isso significa planejar, executar e avaliar as ações de educação integral, partilhando decisões, ações e administração do orçamento.

Para viabilizar a sua proposta de educação integral, Betim buscou também a participação de universidades locais, com o propósito de desenvolver programas de formação continuada para os educadores; em 2012 contava com 15 universidades parceiras entre federais, estaduais e particulares. Cada universidade atua em uma área de conhecimento que mais se aproxima dos cursos por ela ofertados.

Veja mais no documento Percursos da Educação Integral