Sobre o Guia Políticas de Educação Integral

banner-area-sobre

O que é o Guia

Educação e Participação
Itaú Fundação Social
Cenpec
O Guia Políticas de Educação Integral é uma iniciativa da Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Cenpec para subsidiar gestores municipais e estaduais na implantação de políticas de educação integral. Foi elaborado com base em estudos de experiências bem-sucedidas e nos resultados dos programas de assessoria às Secretarias Municipais e Estaduais de Educação. O guia também pode ser usado como material de apoio para educadores, gestores e pesquisadores interessados no tema.

Como o Guia está organizado

icon-archive
Para aquecer o contato com esta temática, sugerimos a leitura do Início de Conversa.

Os primeiros passos para a construção de uma política de educação integral estão em Por onde Começar, que propõe a definição da equipe responsável e a realização de um diagnóstico do território.

Em Caminhos a Percorrer você encontra nove práticas consideradas fundamentais para esse processo: Diretrizes da Educação IntegralPlano de Educação Integral; Gestão Democrática; Proposta Curricular; Parcerias; Espaços e Infraestrutura; Acompanhamento e Avaliação; Desenvolvimento Profissional e Comunicação.

Cadastre-se e construa o Plano de Educação Integral em seu município ou estado.

Saiba mais de quem já fez

Conheça aspectos que se destacaram em experiências bem-sucedidas de implantação de educação integral pelo país e que podem servir de suporte para novas iniciativas. As Experiências estão organizadas para serem consultadas de acordo com os temas de seu interesse.

Se você já participou da elaboração e/ou implantação de uma proposta de educação integral, conte sua história e nos ajude a compartilhar boas práticas.

Para saber mais

Em Referências estão indicadas duas publicações que podem servir de subsídio para a implantação de uma política de educação integral. No site Educação&Participação, podem ser consultados sites, vídeos e outras publicações que também servem como material de apoio.

Acesse de onde quiser

O Guia Políticas de Educação Integral foi adaptado para smartphones, tablets e desktops para ampliar e facilitar o acesso ao seu conteúdo. Porém, a ferramenta para a elaboração do plano só pode ser acessada em desktops.

Acesse o site em seu smartphone e conte-nos o que achou.

Faça download do Guia

Se preferir acessar todo o conteúdo do Guia Políticas de Educação Integral em arquivo ou imprimi-lo, basta fazer o download aqui.