De que educação integral estamos falando ?
Estamos nos referindo à concepção de educação integral que considera o sujeito em sua condição multidimensional – física, cognitiva, intelectual, afetiva, social e ética –, inserido num contexto de relações. E que o desenvolvimento de todas essas dimensões humanas são a condição de cidadania, num projeto democrático de sociedade. Estamos falando que a centralidade das políticas e o trabalho das instituições é a oferta de oportunidades de aprendizagem para a ampliação do repertório cultural de crianças e de adolescentes, como condição de garantia de direitos, proteção e inclusão social.

Sabe-se que quanto maior for o acesso de uma pessoa aos bens culturais socialmente produzidos, maiores serão suas possibilidades de desenvolver níveis mais elaborados de letramento, de obter sucesso escolar e conquistar o crescimento pessoal e social.
Numa sociedade democrática, conhecer o lugar onde se vive, poder circular e se apropriar dos espaços públicos, participar da vida comunitária, visando o bem comum, são aspectos importantes na educação das novas gerações.
É necessário ainda que as crianças e os adolescentes aprendam a cuidar de si com responsabilidade, que saibam seus direitos e deveres e possam construir seus projetos de vida, buscando, com autonomia, informações e conhecimentos.
Por essas razões, implementar a educação integral é muito mais que ampliar a jornada diária de estudos. A concepção de educação integral que defendemos implica o acesso de crianças e adolescentes a diferentes oportunidades de aprendizagem e de fruição de experiências culturais e educativas, em espaços públicos e privados das cidades onde vivem.

Dessa forma, na escola ou em organizações não governamentais, as atividades desenvolvidas em seu percurso educativo devem ter a preocupação de oferecer a possibilidade de crianças e adolescentes vivenciarem, nos espaços disponíveis no bairro e na cidade, experiências que atendam a suas necessidades educativas e sociais. Aos jovens deve ser dada a condição de interagir com diversos grupos, com diferentes linguagens e discursos, e com outras práticas culturais, para que possam expandir o seu relacionamento com as mais diversas produções contemporâneas e com o território, potencializando os espaços educacionais nele existentes. As atividades desenvolvidas em qualquer um dos turnos devem e podem influenciar e promover reflexões nas atividades desenvolvidas no outro horário, em especial quando as propostas podem dialogar e definir objetivos comuns, ainda que as estratégias e os recursos sejam diferentes.
É importante que os gestores públicos da Educação tenham a clareza de que assumir a concepção de educação integral envolve também assumir determinada política de educação, que pressupõe algumas diretrizes e práticas compatíveis com o que se busca concretizar. Assim, a política de educação integral que pretenda concretizar a concepção aqui definida terá compromisso com as seguintes práticas:
1Atuar intersetorialmente e em rede, articulando-se às outras políticas públicas do município, às organizações da sociedade civil existentes no território e às famílias.
2Conceber uma proposta curricular que garanta a possibilidade de integração das diferentes áreas do saber, de forma menos verticalizada e fragmentada.
3Promover a gestão colaborativa entre as escolas e as diferentes instâncias e instituições educativas do sistema e da cidade.
4Implementar programas de formação continuada e de valorização dos profissionais envolvidos.
5Desenvolver processos de comunicação entre o poder público, os usuários, as famílias e a cidade, assim como processos de acompanhamento e avaliação participativos..
O Plano de Educação Integral é destinado só às Secretarias Municipais ou também às OSCs?
Grata
excelente orientações
É muito importante que iniciemos o percurso com firmeza, e para que isso aconteça é necessário termos conhecimentos suficientes ou seja conheça a política da educação integral.Precisamos traçar a nossa caminhada desde o ponto de partida ao de chegada, definindo onde queremos chegar, como e quando. para que isso aconteça, precisa de um planejamento para nortear nossas ações.