












diagnósticos necessários
à implementação inicial
dos programas
geoprocessamento do
território, identificando
equipamentos
disponíveis na cidade
para possíveis articulações
e parcerias
da equipe técnica, das equipes
escolares e possíveis parceiros
monitoramento
para as ações do
programa
e implementação de
planos de educação
integral, diretrizes e
propostas curriculares

NÓS EDUCADORES TEMOS QUE NOS UNIR, POR UMA EDUCAÇAO DE QUALIDADE EM TODOS OS SENTIDOS. AQUI NA MINHA CIDADE, OS JOVENS NÃO TÊM O QUE FAZER, FICAM OCIOSOS E COMEÇAM IR POR CAMINHOS ERRADOS. OUTRO DIA EU ESTAVA CONVERSNADO COM O JUIZ DA CRIANÇA E ADOLESCENTE E FALEI SE NÃO CUIDARMOS DOS JOVENS DESTA CIDADE. DAQUI A DEZ ANOS A CIDADE SÓ TERÁ MARGINAIS.
O ALUNO, DENTRO DA ESCOLA COM A MENTE OCUPADA NAS ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO COLOCANDO EM PRÁTICA, NÃO TEM TEMPO PARA PENSAR EM VICÍOS E TER PENSAMENTOS MALDOSOS.
O QUE PRECISAMOS É FAZER A FAMÍLIA PARTICIPAR, ATIVAMENTE DA ESCOLA. FAZER SE INSERIR JUNTO COM SUES FILHOS.
Estou gestora de uma escola de tempo integral, nos ultimos tempo tivemos um avanço significativo em relação as avaliaçoes externas.
acredito no ensino integral, partindo da ideia que o ensino acontece a todo momento na vida dos alunos e de várias formas, acredito em um ensino integral que engloba os alunos no mundo que vive para um aprendizado real, para alunos marginalizados que precisam do aprender do hoje e não somente de uma forma teórica de aprender. A escola tem que abrir seus muros, ampliando seus horizontes e conquistando esses alunos, estes com toda fragilidade e arranhões que a vida lhe empoem, sou otimista e espero uma escola mais humanista e acolhedora para que olhem seus alunos da forma real que eles são, para que assim o ensino seja realmente integral em toda a sua essência de ser.
Sou gestora de uma escola de tempo integral, e sinto há necessidade de mudar o"olhar"para esse tipo de escola. Trabalhamos sem norte, embora haja uma proposta pedagógica.
A proposta de Educação Integral é muito importante, precisamos mobilizar toda rede educacional para que possamos usufruir deste bem precioso.
Guia de Políticas de Educação Integral, uma necessidade, uma realidade.
Exatamente, Edson!