Experiências

Experiências

O que é o Guia

As experiências de outras cidades e estados podem servir de inspiração e apoio para o desenvolvimento de novas políticas de educação integral. Conheça aspectos que se destacaram em trabalhos pelo país. Conte você também a sua experiência.

bernardo

Monitoramento e Avaliação em São Bernardo

São Bernardo (SP)2009 / 2012Acompanhamento e Avaliação

A metodologia de construção do instrumento de Monitoramento e Avaliação também foi colaborativa e participativa em São Bernardo, envolvendo gestores e técnicos da secretaria de educação, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas e ONGs, professores articuladores e educadores sociais.

Foram eleitos três focos para serem monitorados e avaliados: Processos; Aprendizagem e Qualidade, a partir dos quais construíram-se os seguintes indicadores de avaliação: gestão democrática; articulação no território e na cidade; formação e condições de trabalho; práticas educativas; infra-estrutura e condições materiais; acesso e permanência; convívio e interações.

Os indicadores referem-se a dimensões que expressam certas realidades que se esperam construir no âmbito do Programa Tempo de Escola. Visam, além de capturar a percepção da comunidade sobre diferentes aspectos da realidade pretendida, tornar o processo de avaliação uma ação pública.

Veja mais no documento Percursos da Educação Integral