Experiências

Experiências

O que é o Guia

As experiências de outras cidades e estados podem servir de inspiração e apoio para o desenvolvimento de novas políticas de educação integral. Conheça aspectos que se destacaram em trabalhos pelo país. Conte você também a sua experiência.

santos

Matriz de Monitoramento do Programa de Educação Integral

Santos (SP)2009 / 2012Acompanhamento e Avaliação

A construção da Matriz de Monitoramento do Programa de Educação Integral teve como base os Quatro Pilares da Educação (UNESCO – aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser). Durou aproximadamente um ano e envolveu ampla consulta entre professores, alunos, educadores sociais, pais, coordenadores, diretores e técnicos da secretaria, por meio de vários instrumentos como urnas em ônibus escolares, entrevistas e questionários.

Em seguida, foram constituídos grupos de trabalho que selecionaram 28 aprendizagens selecionadas dentre as sugeridas, seguindo os seguintes critérios: interesse das crianças e dos adolescentes; relevância social das aprendizagens e viabilidade na execução. Foram organizadas duas Matrizes: uma para crianças de 7 a12 anos e outra para adolescentes de 13 a 17 anos.

As matrizes foram construídas no início do trabalho para permitir que ele fosse acompanhado durante todo o processo e não só ao final. É preenchida durante o ano, com base em registros dos professores e dos educadores, desde listas de presença e avaliações escritas, assim como registros de entrevistas, de rodas de conversa, de avaliações pós-oficina.

Veja mais no documento Percursos da Educação Integral