Experiências

Experiências

O que é o Guia

As experiências de outras cidades e estados podem servir de inspiração e apoio para o desenvolvimento de novas políticas de educação integral. Conheça aspectos que se destacaram em trabalhos pelo país. Conte você também a sua experiência.

professores

Formação de professores

Belo Horizonte (MG)2005 / 2012Desenvolvimento Profissional

O modelo de educação integral adotado no município prevê a atuação articulada de escolas da rede com as ONGs da cidade. Para isso, a secretaria vem desenvolvendo um amplo programa de formação, envolvendo profissionais de ambas as instituições: gestores de ONGs, professores comunitários das escolas, educadores sociais, agentes culturais e estagiários das universidades.

Ao colocar juntos, educadores de instituições diferentes, que atuam no mesmo território e com as mesmas crianças e adolescentes, busca-se potencializar a interlocução entre eles, promover a troca de saberes e de experiências, bem como concretizar o exercício do planejamento conjunto. Os focos da formação são: a articulação entre o núcleo comum e as oficinas pedagógicas, entre escolas, ONGs e famílias e entre os espaços de circulação dos estudantes.

Para promover a aproximação e o intercâmbio entre as equipes das escolas e das ONGs, além de estudos e oficinas, incluem-se na formação visitas mútuas dos profissionais às instituições parceiras. A secretaria conta com a parceria de universidades locais, centros de estudos e fundações para desenvolver seus programas de formação.

Veja mais no documento Percursos da Educação Integral