Experiências

Experiências

O que é o Guia

As experiências de outras cidades e estados podem servir de inspiração e apoio para o desenvolvimento de novas políticas de educação integral. Conheça aspectos que se destacaram em trabalhos pelo país. Conte você também a sua experiência.

professores2

Formação continuada como prioridade

Eusébio (CE)2005 / 2012Desenvolvimento Profissional

A formação continuada é prioridade para a secretaria de Eusébio, desde 2006. Por isso foi formada uma equipe técnica consistente, na secretaria, de pedagogos e de assessores em Língua Portuguesa e Matemática, que realizam encontros de formação sistemáticos nas escolas da rede (mensal ou bimestralmente) e acompanham de perto o desenvolvimento do trabalho nas 25 unidades de educação infantil e nas 30 de ensino fundamental, de 1º ao 5º e do 6º ao 9º. Esses técnicos acompanham a didática dos educadores, a dinâmica da sala de aula e o desenvolvimento do currículo.

Os encontros de formação, nas unidades, duram 8 horas e envolvem professores, educadores responsáveis pelas atividades complementares, coordenadores pedagógicos e diretores.

O fato de a formação acontecer na escola ajuda a que ela atenda mais diretamente às necessidades dos profissionais. Os técnicos da secretaria ainda apóiam diretores, professores, coordenadores pedagógicos e educadores nos planejamentos estratégicos e nas avaliações.

Veja mais no documento Percursos da Educação Integral