Experiências

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O que é o Guia

As experiências de outras cidades e estados podem servir de inspiração e apoio para o desenvolvimento de novas políticas de educação integral. Conheça aspectos que se destacaram em trabalhos pelo país. Conte você também a sua experiência.

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Comunicação para planejar, acompanhar e avaliar

Betim (MG)2009 / 2012Comunicação

Há uma preocupação da administração com a participação dos profissionais e da população no processo de implementação da política de educação integral, no município, desde seu início. Por isso, a comunicação é constante com todos os segmentos: para ouvir e para oferecer informações na hora de planejar, de acompanhar e de avaliar.

Os instrumentos de avaliação são construídos por ocasião da elaboração do planejamento anual, com descrição simples dos indicadores, para que todos possam avaliar. Além disso, há encontros sistemáticos com as famílias, centralizados e descentralizados. Todo esse processo gera muitas informações que colaboram para o aperfeiçoamento e sucesso da política.

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Monitoramento e Avaliação em São Bernardo

São Bernardo (SP)2009 / 2012Acompanhamento e Avaliação

A metodologia de construção do instrumento de Monitoramento e Avaliação também foi colaborativa e participativa em São Bernardo, envolvendo gestores e técnicos da secretaria de educação, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas e ONGs, professores articuladores e educadores sociais.

Foram eleitos três focos para serem monitorados e avaliados: Processos; Aprendizagem e Qualidade, a partir dos quais construíram-se os seguintes indicadores de avaliação: gestão democrática; articulação no território e na cidade; formação e condições de trabalho; práticas educativas; infra-estrutura e condições materiais; acesso e permanência; convívio e interações.

Os indicadores referem-se a dimensões que expressam certas realidades que se esperam construir no âmbito do Programa Tempo de Escola. Visam, além de capturar a percepção da comunidade sobre diferentes aspectos da realidade pretendida, tornar o processo de avaliação uma ação pública.

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Matriz de Monitoramento do Programa de Educação Integral

Santos (SP)2009 / 2012Acompanhamento e Avaliação

A construção da Matriz de Monitoramento do Programa de Educação Integral teve como base os Quatro Pilares da Educação (UNESCO – aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser). Durou aproximadamente um ano e envolveu ampla consulta entre professores, alunos, educadores sociais, pais, coordenadores, diretores e técnicos da secretaria, por meio de vários instrumentos como urnas em ônibus escolares, entrevistas e questionários.

Em seguida, foram constituídos grupos de trabalho que selecionaram 28 aprendizagens selecionadas dentre as sugeridas, seguindo os seguintes critérios: interesse das crianças e dos adolescentes; relevância social das aprendizagens e viabilidade na execução. Foram organizadas duas Matrizes: uma para crianças de 7 a12 anos e outra para adolescentes de 13 a 17 anos.

As matrizes foram construídas no início do trabalho para permitir que ele fosse acompanhado durante todo o processo e não só ao final. É preenchida durante o ano, com base em registros dos professores e dos educadores, desde listas de presença e avaliações escritas, assim como registros de entrevistas, de rodas de conversa, de avaliações pós-oficina.

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Avaliação de impacto do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte

Belo Horizonte (MG)2005 / 2012Acompanhamento e Avaliação

Preocupada em avaliar os impactos do programa de educação integral no município, a Secretaria de educação estabeleceu parceria com a Fundação Itaú Social para mensurar os resultados conquistados desde sua implementação. Foram focos da pesquisa: as aprendizagens das crianças e adolescentes, a socialização e convivência, a participação em atividades culturais, educacionais e esportivas, entre outros.
Foi utilizada a metodologia de avaliação econômica de projetos sociais, com a comparação de 2 grupos: de beneficiários (ou tratamento) e de comparação (ou controle).

Foram envolvidos na pesquisa uma amostra de 30 escolas em um universo de 181 e 2675 alunos. Foram percebidos resultados positivos em quase todas as dimensões analisadas, demonstrando inclusive a melhoria do desempenho escolar das crianças que participam das atividades de ampliação da jornada. Exemplos de dimensões analisadas:

  • Aumento da Leitura no Ano (entre 2006 e 2007)
  • Aumento do Uso de Computador no Ano (entre 2006 e 2007)
  • Frequência a atividades culturais
  • Prática de esportes
  • Melhoria nos Hábitos de Higiene e Alimentação
  • Incorporação de Estudos
  • Maior interação Social
  • Destaca-se ainda, o diferencial positivo para o grupo de participantes do Programa do tempo alocado para o estudo, para o lazer e para as atividades esportivas, no balanço do tempo dentro da escola e fora da escola.
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Reestruturação e valorização da carreira do professor

Russas (CE)2005 / 2012Desenvolvimento Profissional

Investir na implementação de políticas de educação integral também envolve pensar estratégias que visam à reestruturação e valorização da carreira do professor, como uma das ações fundamentais para a consolidação de uma proposta de educação de qualidade. Em 2005, a secretaria desencadeou uma série de discussões sobre as condições de trabalho e salariais dos professores, que vieram a consolidar, em 2010, o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR) dos integrantes do quadro do magistério, ação que vem auxiliando a efetivação da política de educação integral no município.

A grande parte dos responsáveis pelas atividades da jornada ampliada são professores efetivos da rede, com uma jornada de 40 horas, regulamentada por lei municipal.

O trabalho pedagógico coletivo foi incorporado à jornada de trabalho, a partir da promulgação da lei 1285/2010, que estabelece as bases para o PCCR, e está em consonância com a Lei do Piso
Salarial do Magistério, inclusive em relação ao estabelecimento do piso salarial do professor, que prevê que um terço da carga horária dos professores seja direcionado às atividades extraclasse. Dessa forma, os professores têm a garantia de que das 40 horas semanais trabalhadas, 28 horas serão em atividades de docência e 12 horas serão destinadas às atividades de complementação pedagógica. Já os professores que cumprem jornada de 20 horas semanais, dedicam-se 14 horas à docência e 6 horas, exclusivamente, às atividades de complementação pedagógica.

Segundo a secretária de educação de Russas, estabelecer períodos dedicados a estudos, planejamento e avaliação, dentro da jornada de trabalho, implicou a contratação de mais professores, porém a mudança foi necessária, porque “é preciso estruturar e valorizar a carreira dos professores, pois eles são peça fundamental na consolidação de uma política de educação integral”.

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Formação continuada como prioridade

Eusébio (CE)2005 / 2012Desenvolvimento Profissional

A formação continuada é prioridade para a secretaria de Eusébio, desde 2006. Por isso foi formada uma equipe técnica consistente, na secretaria, de pedagogos e de assessores em Língua Portuguesa e Matemática, que realizam encontros de formação sistemáticos nas escolas da rede (mensal ou bimestralmente) e acompanham de perto o desenvolvimento do trabalho nas 25 unidades de educação infantil e nas 30 de ensino fundamental, de 1º ao 5º e do 6º ao 9º. Esses técnicos acompanham a didática dos educadores, a dinâmica da sala de aula e o desenvolvimento do currículo.

Os encontros de formação, nas unidades, duram 8 horas e envolvem professores, educadores responsáveis pelas atividades complementares, coordenadores pedagógicos e diretores.

O fato de a formação acontecer na escola ajuda a que ela atenda mais diretamente às necessidades dos profissionais. Os técnicos da secretaria ainda apóiam diretores, professores, coordenadores pedagógicos e educadores nos planejamentos estratégicos e nas avaliações.

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Formação de professores

Belo Horizonte (MG)2005 / 2012Desenvolvimento Profissional

O modelo de educação integral adotado no município prevê a atuação articulada de escolas da rede com as ONGs da cidade. Para isso, a secretaria vem desenvolvendo um amplo programa de formação, envolvendo profissionais de ambas as instituições: gestores de ONGs, professores comunitários das escolas, educadores sociais, agentes culturais e estagiários das universidades.

Ao colocar juntos, educadores de instituições diferentes, que atuam no mesmo território e com as mesmas crianças e adolescentes, busca-se potencializar a interlocução entre eles, promover a troca de saberes e de experiências, bem como concretizar o exercício do planejamento conjunto. Os focos da formação são: a articulação entre o núcleo comum e as oficinas pedagógicas, entre escolas, ONGs e famílias e entre os espaços de circulação dos estudantes.

Para promover a aproximação e o intercâmbio entre as equipes das escolas e das ONGs, além de estudos e oficinas, incluem-se na formação visitas mútuas dos profissionais às instituições parceiras. A secretaria conta com a parceria de universidades locais, centros de estudos e fundações para desenvolver seus programas de formação.

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Envolvendo os pais

Canela (RS)2009 / 2012Gestão Democrática

A secretaria da educação medeia a articulação entre os espaços educativos e os diferentes atores envolvidos, cumprindo papel diferente do que tem sido feito até hoje. Aos pais não cabe apenas participar da APM ou do Conselho de Escola. Eles participam sugerindo encaminhamentos, opinam sempre e… até trabalham para e pela escola onde os filhos estudam.

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Envolvimento na Política de Educação Integral

Betim (MG)2009 / 2012Gestão Democrática

Para garantir a participação e o envolvimento de todos na política de educação integral, realiza-se anualmente, na cidade, o Fórum ampliado com a comunidade, para avaliação dos trabalhos e prestação de contas. Há também encontros regionalizados e centralizados com as famílias, no decorrer do ano, para discussão sobre o andamento da proposta.

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rio-tempos

Novos tempos escolares no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ)2009 / 2012Proposta Curricular

A secretaria passou a fazer concursos para professores, com a carga horária de 40 horas, a fim de fixar os docentes na escola, oportunizando mais tempo para o processo de ensino-aprendizagem, maior interação com os alunos e com as famílias e mais tempo para a formação continuada e a convivência com os colegas. Desta forma, o novo perfil de educador, exigido pela educação integral, vai sendo constituído, na prática, no próprio processo de constituição da escola de educação integral, ao se mudarem as condições concretas para sua existência.

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